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Um RPG narrativo baseado no universo de One Piece, obra criada por Eiichiro Oda.
 
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 Sistema de Méritos

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Créditos : 35

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MensagemAssunto: Sistema de Méritos   Sistema de Méritos EmptySeg maio 02, 2022 10:45 pm

Sistema de Méritos

O que são méritos?
Mérito, de acordo com a definição do dicionário, é algo que faz com que uma pessoa seja digna de elogio, de recompensa, de premiação. É esperado que um médico trate os feridos que encontre e tente descobrir curas para as doenças que assolam o mundo, existe um mérito nisso, mas encontrar a cura para uma epidemia mundial, apesar ser um trabalho, em tese, esperado de um médico, é uma ação muito mais grandiosa, um feito maior, que gera mais méritos.

Quando se vê um militar com uma enxada na mão, é esperado que ele capine um lote, e existe mérito nisso, mas, se esse militar capina a floresta amazônica inteira, certamente ele merece uma recompensa maior do que o normal por conta disso. No mundo de One Piece e do All Blue RPG também não é diferente. Marinheiros, Agentes do Governo, Revolucionários e Civis do Submundo também tem uma cadeia hierárquica de poder, cargos estruturados e funções relativamente bem definidas, que geram uma expectativa do que do que o personagem do jogador deve realizar quando ocupar determinado cargo.

Quando um Almirante ajuda uma velha senhora a atravessar a rua isso é, obviamente, uma bela ação, mas, para a corporação da marinha, é algo completamente irrelevante, de forma que se configura como uma ação sem mérito nenhum. Quando um Agente Sênior da CP6 salva a vida de uma família nobre muito importante, evitando um grande atentado, ele deve ser louvado, já que, mesmo estando dentro de sua função, fez algo grandioso, essa é uma missão que tem mais mérito do que o normal, já que ela excedeu o esperado. Quando um associado do Exército Revolucionário ajuda um superior a roubar uma carga de armamentos, fez algo dentro do esperado para a sua função, existe um mérito nessa missão, mas que não extrapola o esperado.

O mérito não varia de acordo com a ação em si, mas da relação entre o que se esperava do cargo ocupado pelo personagem do jogador e o que de fato ocorreu. A mesma ação, capturar um supernova por exemplo, tem um peso de mérito diferente para um Tenente da Marinha, um Capitão da Marinha e um Almirante da Marinha. O sistema de méritos evita que situações extremamente inverossímeis ocorram, como, por exemplo, o personagem de um jogador ocupar a posição de Almirante da Marinha apenas acumulando sucesso em missões pífias, como sair correndo atrás de ladrões de bolsa.

Assim como sucessos em missões podem acumular diferentes quantidades de mérito, fracassos em missões também podem remover uma quantidade variável de méritos de um jogador. Os méritos não estão necessariamente ligados à quantidade de tempo ou número de turnos, mas estão relacionados à dificuldade da missão e grandeza dos feitos quando comparadas ao cargo atual do personagem do jogador.

Quando um jogador está nivelado com o seu cargo, o esperado é que uma missão resulte no ganho de um mérito. A marca de dois méritos pode ser alcançada em casos de excelência na missão, de uma extensão do objetivo inicial ou de uma tarefa com dificuldade aumentada. A marca de três méritos representa algo que excede muito as expectativas do cargo em questão, desta forma, alcançar a marca de três méritos presume uma grande dificuldade, além de um gasto considerável de recursos. A marca de quatro méritos é ainda mais difícil de alcançar, já que, pela dificuldade, esses desafios exigem que o jogador enfrente inimigos muito superiores, em combate onde a sua vida realmente fique em perigo real, ou um gasto imenso em termos de recursos e tempo.

-2 Méritos: A perda de dois méritos ocorre diante de uma falha drástica, o fracasso de uma missão importante ou algo que represente risco aos objetivos de sua organização ou atrase muitos seus planos. Um exemplo para esse caso é um Espião do Exército Revolucionário que teve o seu disfarce revelado em uma missão importante por conta de sua negligência.

-1 Méritos: Falhar na missão, gerando prejuízos para a organização. Note que diferentes organizações se prejudicam de diferentes maneiras com falhas. Um exemplo para esse caso é quando um Soldado da Marinha falha em proteger o estabelecimento ao qual foi designado e acaba causando a morte de covos por conta disso.

0 Méritos: Falhar na missão, sem gerar prejuízos para a organização além disso. Ou ter um sucesso na missão, mas gerar prejuízo para a organização em vários outros aspectos. Note que diferentes organizações se prejudicam de diferentes maneiras com falhas. Um exemplo para esse caso é quando um Soldado da Marinha falha em proteger o estabelecimento ao qual foi designado.

1 Mérito: O ganho de um crédito é o padrão, é o resultado esperado do sucesso de uma missão do cargo em que o jogador se encontra. Um exemplo para esse caso é quando um Soldado da Marinha tem sucesso em proteger o estabelecimento ao qual foi designado.

2 Méritos: O ganho de dois créditos ocorre quando o personagem do jogador excede as expectativas da missão ou cumpre o esperado de uma forma perfeita e impecável. Um exemplo para esse caso é quando um Soldado da Marinha tem sucesso em proteger o estabelecimento ao qual foi designado e ainda consegue capturar um assassino em série no processo ou um Oficial do Exército Revolucionário que escolta cargas do exército de forma completamente segura e indetectável, sem deixar nenhum rastro.

3 Méritos: O ganho de três créditos ocorre quando o personagem do jogador excede muito as expectativas da missão dada ou realiza um feito muito superior ao determinado por sua patente. Um exemplo para esse caso é quando um Tenente da Marinha tem sucesso ao capturar um supernova ou um Soldado da Marinha tem sucesso em proteger o estabelecimento ao qual foi designado, consegue capturar um incendiário em série no processo, resgata as vítimas de um incêndio causado pelo mesmo e ainda prende todos os seus comparsas.

4 Méritos: O ganho de quatro créditos ocorre quando o personagem do jogador excede de forma exorbitante as expectativas da missão dada ou realiza um feito que por si só é extraordinário. Um exemplo para esse caso é quando um Rebelde do Exército Revolucionário tem sucesso ao instaurar uma Célula do Exército Revolucionário na ilha ou um Almirante da Marinha tem sucesso ao capturar um Yonkou.

Obs: Como regra geral, uma quantidade acima de 1 mérito pode ser dada quando muito mais que um objetivo é concluído para a organização. Por exemplo, premiar com 2 méritos missões extremamente longas que duram o equivalente a 2 missões em termos mecânicos, ou concluir objetivos importantes para a organização sem ter recebido missão alguma antes.
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